Free Web Hosting Provider - Web Hosting - E-commerce - High Speed Internet - Free Web Page
Search the Web

HISTÓRIA - Da Educação Infantil à 8a. série

 

OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO: Dos tambores à Internet

Jornais e Revistas :: É o meio de comunicação mais antigo criado pelo homem. O primeiro órgão a divulgar notícias foi a gazeta romana Acta Diurna (Realizações Diárias), lançada pelo Imperador Júlio César, em 59 a C. o primeiro jornal impresso no Brasil surgiu com a vinda da corte portuguesa para o Brasil. O veículo era publicado semanalmente e divulgava assuntos ligados à corte. Com relação às revistas, enquanto os jornais eram produzidos para atrair o público em geral, elas pretendiam divulgar textos específicos a grupos com interesses específicos.

 

Rádio :: Foi criado no inicio do século pelo químico italiano Guglielmo Marconi. Mas o primeiro programa foi transmitido cinco anos mais tarde. No Brasil, a primeira emissão aconteceu em 1922, nas comemorações do centenário da independência. A partir de 1947, com a criação do transistor, os aparelhos grandes e espaçosos dão lugar a equipamentos menores. Nos anos 40 e 50, o rádio tornou-se o mais popular e poderoso veículo de comunicação.

 

Telefone :: Alexander Graham Bell (1847 – 1922) inventou o telefone, em 1876. Por meio de uma bobina de magneto, o aparelho transformava as ondas sonoras em impulsos elétricos e os transformava em palavras de novo. No mesmo ano, Thomas Edison aperfeiçoou a invenção, permitindo que se falasse e se ouvisse ao mesmo tempo.

 

Televisão :: A primeira transmissão oficial no Brasil aconteceu em 1950, com a inauguração da TV Tupi. Os profissionais das rádios migraram para a TV com pouco conhecimento sobre o veículo. Os programas que faziam sucesso nas rádios foram sendo adaptados à TV. Em 1972, foi inaugurada oficialmente a TV em cores no país. O desenvolvimento de novas tecnologias, como o sistema a cabo, nos anos 90, possibilitou o surgimento da TV por assinatura

 

Internet :: Na década de 60, o norte-americano Paul Baran elaborou uma rede de computadores na qual cada computador seria capaz de orientar o trabalho dos outros. Na verdade, a internet originou-se de um outro projeto (Arpanet), criado em 1969 com a finalidade de interligar centros militares e de pesquisa. Durante muitos anos, o acesso ficou restrito a instituições de ensino e pesquisa. Em 1981, o que começou como um projeto de estratégia militar acabou se transformando na Internet.

Hoje, qualquer pessoa pode se conectar à rede, desde que se associe a um provedor de acesso. ( “O Estado de S.Paulo”, Objetivo Jr/História, 25/7/98)

 

>> Veja também>> Inventores

 

Atenção! Qualquer informação desse site pode ser utilizada desde que os direitos autorais do proprietário e de autores sejam respeitados. Lei 9610/98.

(c)1999-2006 EDUCAE - Centro de Apoio do Estudante 
 Atualização, Agosto de 2006